Portuguese PT Spanish ES
Portuguese PT Spanish ES
Biblioteca
Portuguese PT Spanish ES
Portuguese PT Spanish ES
Biblioteca

Comunidade do Chiriguelo recebe Projeto de Extensão da UCP

Centenas de moradores da cidade de Cerro Corá no Departamento de Amambay foram acolhidos na manhã desta segunda-feira (25) pelo Projeto UCP em Ação da Universidade Central do Paraguai (UCP) que esteve no distrito de Chiriguelo com atendimento médico especializado e houve a distribuição de chocolates ainda em comemoração as festividades de Páscoa. Crianças da comunidade foram presenteadas pelo Centro Estudantil da UCP.

O trabalho de assistência médica aconteceu na Escola Básica nº 366 Coronel Teófilo Miranda e foi feito pelos profissionais de saúde da instituição que estavam acompanhados dos alunos do 5º ano de medicina.

Ao lado do prefeito de Cerro Corá Wilfrido Figueredo, o diretor da UCP Aparecido Carlos Bernardo acompanhou o trabalho e disse que ações como estas serão cada vez mais frequentes nas cidades fronteiriças e até em outros Departamentos com a implantação da Clínica de Minga Porã em Alto Paraná.

O prefeito de Cerro Corá Wilfrido Figueiredo agradeceu a presença da caravana universitária no município. Ele lembrou que não foi a primeira vez que a população foi atendida por ações como esta e que o trabalho desenvolvido pelos médicos e estudantes universitários da UCP acabam desafogando a lista de espera nos postos de saúde e hospitais das cidades da região. “O senhor Karlos e a UCP sempre dizem sim ao nosso chamado estamos muito felizes com o atendimento e a entrega dos medicamentos”, destacou Wilfrido.

A coordenadora da Unidade Básica de Saúde, a médica Mônica Gonzales falou que a ação comunitária que não pode ser realizada no final de semana por motivo da chuva, atingiu os objetivos e que conta com a realização de mais atendimentos como este desta segunda-feira. “Mesmo com o temporal do final de semana algumas pessoas procuraram o atendimento, mas eles acabaram voltando e foram atendidos, receberam medicamentos e saíram satisfeitos. Toda a ajuda é bem vinda e em se tratando de saúde pública muito necessária para os moradores do Chiriguelo”, completou a médica.

Já a coordenadora de extensão e pesquisa universitária da UCP Wenceslaa Gomez, salientou que a cada ação fica mais visível a necessidade e a importância da presença da Universidade Central do Paraguai nas comunidades. “Muitas pessoas estavam sem uma consulta havia anos e crianças que só tinham sido examinadas quando nasceram e nunca mais voltaram para um acompanhamento. A nossa presença aqui começa a estabelecer uma rede de atendimento que pode prosseguir nas nossas clínicas em Pedro Juan Caballero e nos hospitais públicos caso seja necessário”, disse Wenceslaa.

“Estou muito contente com o atendimento e o mais importante é que ganhamos o medicamento que precisamos para cuidar da nossa saúde e dos nossos filhos”, disse Andrea Lopez, ao sair da sala de atendimento.

Um morador que foi atendido pela caravana disse que não tem condições de pagar por uma consulta e nos hospitais público quase sempre não há vagas e quando são atendidos por profissionais, mas não têm recursos para adquirir os remédios prescritos pelos médicos. “Daqui saímos com bons cuidados e os remédios necessários para o cuidado com a nossa saúde”, destacou o trabalhador paraguaio.

O criador do curso de medicina em Pedro Juan Caballero, Karlos Bernardo esteve acompanhando o trabalho e aproveitou para tomar a vacina contra a gripe. Ele disse que sente orgulho de participar dos eventos da UCP e ver de perto o acolhimento dado pelas equipes da universidade. “Esta é uma forma de retribuir o carinho com que nossos estudantes vindos de vários estados do Brasil são tratados pelo povo paraguaio. Somos uma grande família e estamos prestes a implementar novas tecnologias que estarão a disposição de todos e sem cobrar nada por isso”, contou Karlos Bernardo.

Desde a criação do projeto de Ação Comunitária da UCP centenas de pessoas já foram atendidas em diversas cidade do Paraguai.

Matricula

¿Ya estás inscrito? ¡Comprobar estado!

    DEPOSITO O TRANSFERENCIA:
    Banco: 001 (Banco do Brasil)
    Agencia: 0728 - 5
    Cuenta: 54.328 -4
    CNPJ: 37.979.716/001 - 92
    UCP MEDICINA PY ADMINIS GESTÃO ACADEMICA E ASSSERORIA EIRELI
    La matrícula es: R$ 1.500,00

    TAMBIÉN ACEPTAMOS PIX (CLAVE: NUESTRA CPNPJ)

    ADJUNTE COMPROBANTE DE PAGO EN EL CAMPO SIGUIENTE

    INSERTE UN DOCUMENTO PERSONAL A CONTINUACIÓN

    COMPROVANTE DE PAGO:

    Le agradecemos su registro

    DEPOSITO OU TRANSFERENCIA:
    Valor: R$ 1500,00
    Banco: 001 (Banco do Brasil)
    Agencia: 0728 - 5
    Cuenta: 54.328 -4
    CNPJ: 37.979.716/001 - 92
    UCP MEDICINA PY ADMINIS GESTÃO ACADEMICA E ASSSERORIA EIRELI

    TAMBIÉN ACEPTAMOS PIX (CLAVE: NUESTRA CNPJ)

    USE MASCARILLA!!
    Haz tu parte
    ¿Necesitas salir de casa?
    Universidad Central Del Paraguay